Redução das mamas, mamoplastia redutora ou mastoplastia redutora é o procedimento em que removemos o excesso de tecido mamário, gordura e pele dos seios. Ela é indicada para pacientes que se sentem incomodadas com o tamanho ou que possuem algum problema decorrente disso. Dentre eles, podemos citar as dores crônicas nas costas, no pescoço e nos ombros, problemas posturais e de mobilidade, assim como o mal-estar com a aparência.

 

A cirurgia tem como objetivo reduzir os seios e corrigir sua queda, adequando o formato das mamas ao corpo. Para se submeter ao procedimento é necessário ter mais de 15 anos e não apresentar doenças cardíacas, renais ou pulmonares graves e nem diabetes ou hipertensão. Além disso, antes da mamoplastia, realizamos exames para avaliar a saúde da paciente como um todo e só aí a autorizamos a submeter-se a cirurgia.

 

Para as pacientes que seguem as recomendações, o pós-operatório tende a ser tranquilo e o resultado, sem sombra de dúvida, vale o esforço. As mulheres que se submetem a cirurgia têm um ganho muito significativo na qualidade de vida. A grande maioria relata o fim das dores, além de um maior bem-estar em relação ao corpo, à sexualidade e à autoestima.