Os cuidados pós-operatórios da lipoaspiração são muito importantes para alcançar os resultados desejados. É comum que após a cirurgia o paciente fique em observação por 12 a 24 horas no hospital. Depois disso, ele é liberado para ir para casa e deve seguir as recomendações para que sua recuperação seja o mais tranquila possível. São prescritos analgésicos e antibióticos para controlar a dor e evitar infecções.

 

Às vezes, o paciente pode sair do hospital com pequenos drenos que servem para remover o excesso de fluidos nos primeiros dias do pós-operatório. O uso de malhas de compressão é importante para modelar o corpo e reduzir o inchaço. Além disso, na reabilitação, recomenda-se o taping e algumas sessões de drenagem linfática e outras terapias, para reduzir o edema que ocorre no período pós-operatório. 

 

Quem se submete a uma lipoaspiração deve evitar tomar sol e praticar atividades físicas muito intensas no primeiro mês após a cirurgia. É importante que o paciente esteja em contato com o médico e relate qualquer situação estranha. Esse conjunto de cuidados é fundamental para que não haja complicações e também para que a cicatrização ocorra da melhor forma possível.