O tecido adiposo é caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que armazenam muita gordura. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo). A quantidade de gordura difere nas partes do corpo.
O tecido adiposo pode ser classificado em dois tipos:
– Tecido comum ou amarelo ou unilocular
– Tecido adiposo pardo ou multilocular
O tecido adiposo armazena lipídios, sendo, portanto, um grande depósito de energia, além disso, garante proteção contra choques mecânicos e atua no isolamento térmico, evitando a perda excessiva de calor ou o aumento exagerado de temperatura.
Esse tecido pode ser encontrado também preenchendo algumas partes do nosso organismo, garantindo, desse modo, que os órgãos permaneçam na posição adequada.
Ainda, o tecido adiposo apresenta a capacidade secretora, sendo responsável, por exemplo, pela liberação do hormônio leptina. Esse hormônio atua informando o cérebro sobre a presença de tecido adiposo excessivo, levando à supressão do apetite.
Se você está incomodada com as gordurinhas localizadas, agende uma consulta de avaliação e vamos descobrir a melhor solução para resolver o seu problema. Venha conversar comigo e fique muito mais feliz com o seu corpo.