“Doutor, estou acima do peso. Posso fazer abdominoplastia?”. A resposta é: depende. O ideal é que o paciente esteja dentro do peso ideal, mas também é possível realizar o procedimento em quem está acima dele. Mas, para isso, é fundamental avaliar o quadro como um todo, sobretudo as condições de saúde do paciente.

 

A abdominoplastia é indicada para mulheres que ficaram com muita flacidez na barriga depois da gestação, para pacientes que perderam peso após a bariátrica ou até mesmo para quem perdeu a firmeza na região por causa da idade. Após a cirurgia, os novos contornos começam a ser percebidos após 2 meses, quando o inchaço já diminuiu bastante, e o resultado definitivo pode ser visto cerca de 12 meses após a cirurgia.

 

Embora o objetivo do procedimento não seja a perda de peso, isso acaba acontecendo na maioria dos casos, já que são removidos os excessos de pele e da camada adiposa. Os fatores que determinam essa perda estão ligados ao volume de gordura na região abdominal e sua proporção dessa gordura em relação ao restante do corpo.