O processo natural de envelhecimento pelo qual passamos ao longo da vida nos traz alguns “efeitos do tempo” como a perda de definição da linha da mandíbula e das maças do rosto, queda de estruturas faciais como a bochecha e os supercílios, rugas cutâneas fixas e de expressão, formação de papada, entre outras alterações.

Para reduzir esses efeitos, o ideal é cuidar da pele ao longo da vida, evitando sol em excesso, o hábito de fumar e tendo uma dieta balanceada, além de noites bem dormidas e controlando o estresse, entre outras medidas.

No caso de as alterações já terem se estabelecido, há diversos tratamentos que podem ser usados para proporcionar um rejuvenescimento da face. Há os métodos cirúrgicos e os não cirúrgicos. Entre os tratamentos não cirúrgicos, estão a toxina botulínica, os bioestimuladores de colágeno, os preenchimentos com ácido hialurônico, peelings das mais variadas potências além das tecnologias como laser e ultrassom. Como o tema é muito amplo, hoje vou falar apenas sobre o lifting facial ou facelifting (também conhecido ritidoplastia).

O lifting facial tem como objetivo principal o reposicionamento das estruturas músculo-aponeuróticas da face, ou seja, dos pilares da face, que conectam a estrutura óssea ao tecido cutâneo e subcutâneo.

Com isso, há uma melhora muito evidente do jowl (aquela bochechinha caída sobre a mandíbula, conhecida popularmente como rosto de “bulldog” em alusão ao cão que tem essa característica facial). Outra mudança muito substancial ocorre na papada a qual além do reposicionamento da pele pode-se associar uma lipoaspiração quando há um excesso de gordura, algo muito comum.

As incisões são realizadas em pontos estratégicos de modo a ficar bem camufladas e, após algum tempo, ficam praticamente imperceptíveis.

É importante frisar que essa cirurgia tem como meta trazer mais jovialidade ao rosto sem, no entanto, modificar seus aspectos, ou seja, deve proporcionar um resultado natural.

E então… você está incomodado com as rugas em seu rosto? Então marque uma consulta comigo e vamos conversar. Terei prazer em lhe apresentar a melhor opção para o seu caso.